Crescendo com a CosanDicas

Comitê de Diversidade: Conheça a Cartilha desenvolvida na Cosan

Aqui na Cosan, temos o compromisso de construir um ambiente mais acolhedor para todas as pessoas. Para alcançar este objetivo, promovemos ações que fortalecem o respeito e empatia na nossa cultura.

Diversidade & Inclusão deixou de ser um tema apenas do papel e passou a ser discutido e introduzido na rotina das nossas pessoas. Para gerar ainda mais destaque e engajamento sobre o assunto, um dos nossos grupos do Comitê de Diversidade, o “Cosan Mais Diversa”, criou a Cartilha da Diversidade.

O que é o nosso Comitê de Diversidade

Sabemos que a construção de um ambiente mais diverso e inclusivo, seja ele profissional ou não, depende da união de pessoas que estejam comprometidas com o mesmo propósito. Por isso, criamos os nossos Comitês de Diversidade, que desenvolvem ações para tornar a Cosan cada vez mais plural e igualitária.
Este Comitê é dividido em diversos grupos, entre eles o “Cosan Mais Diversa”, que atua com o intuito de conscientizar as nossas pessoas sobre representatividade e respeito dentro e fora do ambiente corporativo.

Como nasceu a Cartilha?

Quantas vezes você foi vítima ou presenciou alguma situação de preconceito ou discriminação e não soube como agir? A Cartilha de Diversidade nasceu como um guia socioeducativo e orientativo para situações como o racismo, a LGBTfobia, capacitismo e outros tipos de ataques às minorias. Após algumas reuniões para debater e encontrar soluções para o assunto, a ideia surgiu como uma maneira de dialogar e informar colaboradores de todos os níveis hierárquicos.

“Essa cartilha serve não só para falar o que é diversidade, mas também dar direcionamento de como a gente deve se portar no dia a dia com relação à alguns preconceitos que víamos que aconteciam na empresa e normalmente não sabíamos que aquilo era errado ou que havia algum nome específico.” comenta William, um dos integrantes do Comitê e realizadores da cartilha.

Desenvolvida em cerca de seis meses, fruto de muitas pesquisas e referências, a construção da cartilha foi feita em conjunto por todos os integrantes do grupo. Para conversar com todos os tipos de público e aproximá-los do tema, o conteúdo foi produzido com uma linguagem fácil e acessível para que as pessoas se identifiquem e utilizem como material de apoio no dia a dia.

Por outro lado, é um assunto sério e necessário algumas ações complementares para gerar interesse. Pensando nisso, o grupo criou dinâmicas de engajamento, como os quizzes mensais com perguntas que incentivam a leitura da cartilha e garantem a interação dos colaboradores com o material para além do período de lançamento.

A importância da Cartilha da Diversidade para a Cosan

Em 2021, realizamos o primeiro CENSO Cosan, uma iniciativa importante para a identificação dos níveis de diversidade no grupo. A partir dos resultados, percebemos a necessidade em firmar compromissos de diversidade e, consequentemente, a urgência em promover ações para tornar o time e o ambiente de trabalho mais diverso e pensar em medidas para desconstrução de preconceitos.

Colocando o compromisso em prática, assumimos a meta de ter 30% de mulheres em cargos de liderança na holding, até 2025. Mas, surpreendentemente, em 2021, atingimos 50% de mulheres em cargos de alta gestão, inclusive temos o orgulho de ter uma mulher assumindo a cadeira da vice-presidência, a Maria Rita Drummond.

Outros projetos foram desenvolvidos para contratação de grupos de minorias, como por exemplo, o programa de estágio “Geração de Impacto” 2022, que teve 60% de vagas afirmativas dedicadas para pessoas pardas e pretas. As ações não param simplesmente nas contratações, temos profissionais especializados que acompanham a trajetória dessas pessoas na Cosan para garantir que realmente tenhamos um espaço seguro e acolhedor.

“As mudanças devem ser institucionais, não podemos fazer ações isoladas e achar que as coisas vão mudar porque o preconceito e o racismo, além de institucional, também é estrutural. A gente ainda tem muito o que caminhar, porque não estamos em um setor que é tão flexível assim, mas eu acho que essa pressão que estamos fazendo, pelo menos aos poucos, está mudando as coisas!”, comenta Stella Ferreira dos Santos, advogada e integrante do Comitê de Diversidade.

João Paulo Sobral, Advogado na Cosan, concorda: “É uma empresa de grande porte, mas muito tradicional. É muito importante que exista essa abertura pra gente tentar ser mais diverso. É uma caminhada, ainda tem muito a ser feito, mas o lado bom é que essa abertura não veio só do RH ou somente do pessoal de diversidade, pessoas de cargos nível C-level também apoiaram muito essa frente de diversidade. Então, dá muito mais força pro nosso trabalho no dia a dia, porque temos o apoio de cima.”

O lançamento e seus resultados

A cerimônia de lançamento da Cartilha de Diversidade foi feita na sede da Cosan, com um café da manhã especial que contou com a participação de diretores e colaboradores.

Por enquanto, o material é disponibilizado apenas internamente, estando acessível nos formatos físicos, que está disponível na biblioteca de diversidade no nosso escritório, e em formato digital para facilitar o acesso ao conteúdo.

Os resultados só poderão ser mensurados nos próximos meses, mas já é possível perceber o sucesso por meio da repercussão provocada nas demais empresas do grupo, que já demonstraram interesse em reproduzir a iniciativa.

Para o grupo do Comitê que desenvolveu o material, os resultados já são claros, William declarou que teve um sentimento de aprendizado e progressão ao concluir o projeto, para Stella, a cartilha despertou uma vontade em atuar profissionalmente no setor de diversidade e para o João Paulo, o sentimento é de orgulho em poder ter espaço para contribuir com a construção de um ambiente mais diverso na Cosan.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *