Crescendo com a CosanCultura

COMO É SER ADVOGADO NO SETOR PRIVADO: FERNANDA RÉ CONTA SUA TRAJETÓRIA NA COSAN

Toda a gama de possibilidades que a carreira como advogado oferece se ramifica normalmente em dois caminhos: o setor público e o setor privado. Sendo o direito uma disciplina histórica e tão ampla, quanto antes o profissional conseguir traçar uma direção e entender os objetivos de carreira, melhor. 

Saber, por exemplo, em que área específica você deseja atuar desde a entrada na faculdade pode ser um facilitador. 

Hoje queremos contar como foi esse processo decisório na vida da Fernanda Ré, Advogada de Contencioso Cível no Grupo Cosan, que já tem mais de uma década no setor privado e colabora com nossa missão de fazer negócios apoiados na ética, na transparência e no bem-estar no ambiente de trabalho.

Aprendendo na Cosan desde cedo

A história de Fernanda na Cosan começa antes mesmo da história dela no Direito. Ela ingressou na Fundação Cosan (atualmente chamada de Fundação Raízen)  em 2005, aos 10 anos de idade.

Animada com a oportunidade de aprendizado, fez cursos e aulas complementares de português, matemática, informática, educação física, natação, meio ambiente, canto, teatro e artesanato. As aulas, segundo ela, não só auxiliaram no desenvolvimento escolar, mas também a prepararam para o mercado de trabalho. 

Com o passar dos anos, trabalhar na Cosan se tornou um sonho de Fernanda. A partir de 2011, esse desejo começou a se aproximar. Ao completar 16 anos, foi indicada pela Fundação para uma entrevista no grupo. 

Ela foi aceita como menor aprendiz do Departamento Jurídico da Cosan, o que guiaria toda a carreira profissional dela, do curso à escolha de advogar no setor privado.

Leia também: De aprendiz a assistente jurídico? Também contamos a história do William Alfredo.

“Tive o apoio da Companhia na minha evolução profissional”

Na faixa dos 18 anos, aparece o momento de conciliar trabalho e estudo. Em janeiro de 2012, Fernanda foi promovida ao cargo de auxiliar administrativa e, no ano seguinte, começou o curso de graduação em Direito.

Fernanda já trabalhava em tempo integral. O período de estudos era no hiato entre o fim do expediente e a faculdade, além dos finais de semana. Perguntada sobre como foi o suporte do Grupo Cosan nessa etapa, a advogada respondeu:

“Tive o apoio da companhia com salas disponíveis para estudo, livros e colegas de trabalho que nos auxiliavam com a explicação das matérias. Além disso, através da remuneração recebida pela Cosan, decorrente do trabalho desenvolvido, consegui pagar as mensalidades da faculdade”.

Sendo assim, Fernanda estava cada vez mais próxima do caminho para advogar no setor privado e de consolidar sua carreira dentro da Cosan. 

Consolidação e 12 anos de história

Em 2015, Fernanda foi promovida ao cargo de Assistente Jurídico. O que durou pouco tempo, já que ela terminou a graduação e ainda passou na prova da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. 

Com a carteirinha na mão, ela foi promovida ao cargo de Advogada, que ocupa até os dias de hoje, em uma trajetória que já dura 12 anos com a Cosan, desde a sua infância.

“Foi uma jornada de muitos aprendizados, desafios e grandes conquistas, que me orgulho demais. Sou grata por fazer parte do time Cosan”.

Fernanda Ré

Alimentamos relações de longo prazo: leia também a história de Josiele Oliveira, há 14 anos no Grupo Cosan

“Eu indicaria a Cosan para um colega do Direito”

“Advogar na Cosan é interagir com assuntos diversos todos os dias e aprender de maneira contínua”, é assim que Fernanda responde quando perguntada sobre o dia a dia na Cosan. Entre suas funções, está: 

  • Conduzir, juntamente com escritórios terceirizados contratados pela empresa, processos administrativos e judiciais.
  • Auxiliar a empresa com consultorias internas.

Ela finaliza dizendo que a Cosan é uma empresa que valoriza o funcionário e fornece todos os insumos necessários para a execução do trabalho. Fernanda indicaria advogar na Cosan, para todo profissional do Direito que procura oportunidades de crescimento e estabilidade. 

Se você gostou da história da Fernanda e quer ficar por dentro das oportunidades de trabalho na sua área dentro do Grupo Cosan, acesse o site de carreiras clicando aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *