Crescendo com a CosanDicas

Time de Gente da Cosan dá dicas para você conseguir o primeiro emprego

Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, já sabe: conquistar o primeiro emprego pode ser uma tarefa bem desafiadora. São muitas as dúvidas e inseguranças que costumam surgir nessa hora, afinal, como se destacar nos processos seletivos sem ter experiência prévia?

Embora esse pareça mesmo um beco sem saída, a verdade é que na maioria das vezes bastam pequenos ajustes na forma de buscar oportunidades para que, enfim, uma porta se abra.

Para te ajudar nessa missão, conversamos com a Carolina Estrella, Consultora em RH da Cosan, e pegamos algumas dicas. Acompanhe!

Carolina Estrella

1. Ajuste o olhar

Um dos principais desafios que surgem na busca pelo primeiro emprego é entender para quais tipos de vagas é possível se candidatar. Até porque são muitas as nomenclaturas com as quais nos deparamos: estágio, trainee, assistente, analista Jr. e por aí vai…

Como não existe uma regra geral, Carolina explica que o segredo é se atentar às necessidades específicas de cada oportunidade:

Tudo vai depender da vaga e da empresa para a qual você está aplicando. Para posições mais operacionais, geralmente é possível se candidatar sem ter feito estágio ou programas de trainee. Já nas áreas que requerem experiência prévia, como a de finanças ou a jurídica, a passagem pelo estágio é importante”, explica.

Além disso, é interessante ajustar o olhar para não gastar energia se candidatando para vagas que não fazem sentido para a sua realidade atual.

Aplicar-se para uma posição de analista pleno se você ainda não possui nenhuma experiência, por exemplo, pode demonstrar uma falta de entendimento sobre como funciona a organização de níveis por parte do candidato. Afinal, essas vagas são direcionadas para profissionais com maturidade e conhecimento na área”.

2. Esteja aberto às possibilidades

Esteja aberto às possibilidades

Enquanto alguns candidatos focam apenas em uma área, outros saem “atirando para todos os lados”. E, embora não exista uma fórmula mágica, é legal buscar um equilíbrio entre esses dois extremos.

Acreditar que você só pode trabalhar em uma função ou área específica é um caminho perigoso, que muitas vezes resulta em frustração. Afinal, no início da carreira sabemos muito pouco sobre os nossos gostos.

Estar aberto às oportunidades que surgem no caminho pode render frutos muito positivos. Por outro lado, é importante conhecer quais são os seus pontos fortes e fracos, tanto para conseguir valorizar aquilo que você faz bem, quanto para entender quais pontos precisa desenvolver-se, seja tecnicamente ou em habilidades comportamentais”, aconselha Carolina.

3. Seja você mesmo

Na busca pela primeira oportunidade de emprego, existem diferentes aspectos do currículo que podem destacar um candidato aos olhos do recrutador – como ter fluência no inglês, se a empresa for multinational.

Porém, por mais que esses pontos pesem na triagem, o mais importante é estar preparado para mandar bem no momento da entrevista.

Pesquisar sobre a história, missão, resultados financeiros e mercado de atuação da empresa é algo que, certamente, pode ajudar. Assim como pensar antecipadamente sobre quais são as suas principais habilidades comportamentais.

Mas a dica mais valiosa que podemos dar é: seja você mesmo. Mentir no currículo ou na entrevista pode ser muito prejudicial tanto para a empresa quanto para o profissional, como explica Carolina:

Ao demonstrar ser quem ele não é, a pessoa candidata para candidato(a) corre o risco de entrar em uma empresa que não se adequa ao seu perfil comportamental. E isso, por sua vez, pode fazer com que o início da vida profissional dela seja uma decepção. Ser verdadeiro evita muitas frustrações!”.

4. Crie conexões e saiba onde as oportunidades estão

Crie conexões e saiba onde as oportunidades estão

As duas últimas dicas que a Consultora em RH da Cosan traz para quem quer conquistar o primeiro emprego são sobre networking e busca de vagas.

Nutrir bons contatos nunca será um esforço em vão, pois conhecer pessoas que possam te indicar dentro de alguma empresa é algo muito positivo. Somado a isso, outro ponto que faz a diferença é saber onde são publicadas as vagas que se encaixam no seu perfil”, orienta.

No Grupo Cosan, por exemplo, oferecemos diversas oportunidades de estágio para talentos que querem iniciar sua trajetória profissional em empresas que valorizam a diversidade e se preocupam em fazer a diferença. 

Cadastre-se em nosso site para ficar por dentro de todas as vagas do Grupo Cosan e ainda receber, em primeira mão, conteúdos de desenvolvimento que contribuirão com a sua carreira! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *