Os programas de estágio são a porta de entrada para grandes oportunidades de carreira. Por isso, estar preparado para os processos seletivos é fundamental. Além do conhecimento técnico da sua área de formação, existem habilidades comportamentais que podem destacá-lo.
É comum que empresas contratem estagiários e estagiárias que não possuam experiências e conhecimentos técnicos, mas que se conectem com os valores e propósitos da companhia e que estejam abertos ao aprendizado.
Isso é tão válido quanto já ter experiências prévias na área. Continue a leitura para entender o porquê e como desenvolver competências comportamentais!
O que são as habilidades comportamentais – as famosas soft skills?
Você já deve ter ouvido falar que uma pessoa é contratada pela habilidade técnica, mas é desligada pela falta da habilidade comportamental, não é? Por muito tempo, dedicamos nosso tempo em cursos para aprendermos a utilizar ferramentas e buscamos a fluência em outros idiomas, acreditando que esse é o caminho para ter sucesso no mundo profissional.
E é claro que esses conhecimentos seguem sendo super válidos. Mas, agora, habilidades que não podem ser comprovadas apenas através de certificados protagonizam os requisitos de vagas das mais variadas áreas de atuação.
Autoconhecimento, capacidade de lidar com gerações diferentes, mentalidade voltada à diversidade e à colaboração, gestão de relacionamento e empatia são algumas das habilidades mais demandadas por diferentes empresas.
Para te ajudar a se destacar em processos seletivos de estágio, listamos cinco competências comportamentais mais relevantes e valorizadas no momento. Confira!
1 – Inteligência emocional
Com certeza essa é uma fortaleza que precisamos exercitar — dentro e fora do mundo corporativo! Não existe uma definição única de inteligência emocional (IE). Porém, podemos entender essa soft skill como a capacidade de reconhecer, distinguir, categorizar e gerenciar suas próprias emoções e as dos outros.
Para ficar ainda mais fácil compreender a essência da IE, podemos nos apoiar na união de algumas características, como: autoconsciência, autocontrole, motivação e empatia. Na prática, isso significa reconhecer as próprias emoções e forças, bem como suas limitações e fraquezas, adaptando-as a diferentes situações.
A importância dessa habilidade se reforça quando lembramos que tomamos decisões emocionalmente importantes todos os dias. Classificamos o Plano A como melhor do que o Plano B e, às vezes, fazemos escolhas com base em nossas emoções ou sentimentos.
E quando entendemos a origem dessas emoções, principalmente quando trabalhamos em equipe, temos mais clareza e nos sintonizamos melhor com as pessoas ao redor.
Mais conteúdos para você se aprofundar:
Resiliência emocional: como pode te ajudar no estágio?
Início de carreira: 10 habilidades que fazem a diferença nessa fase
2 – Criatividade
Já vamos começar desmistificando um ponto: criatividade não é dom inato, algo impossível de ser desenvolvido. Criatividade é processo e progresso.
Vamos fazer um exercício: pense no que é o número zero. Costumamos olhar para ele como algo vazio. Contudo, o zero é, por si só, é uma manifestação criativa que temos para expressar o espaço que é o nada, mas tem o potencial de ser tudo. Essa é a alma da criatividade: uma essência ainda sem forma.
Uma das maneiras de encontrar a essência criativa e desenvolver a sua criatividade é ampliar o seu repertório. Você pode fazer isso através da leitura de livros de ficção, visitando exposições, desenvolvendo um novo hobby, observando referências e trocando ideias com pessoas com quem você não costuma conversar.
Ou seja, explore possibilidades dentro e fora da sua área de atuação!
3 – Senso de colaboração
Imagine os músicos de uma orquestra trabalhando em um novo concerto. Se você pudesse escutar cada um deles isoladamente, ouviria músicos altamente competentes, é verdade, mas, quando eles se reúnem, algo cativante acontece: seus instrumentos e vozes se unem, construindo a harmonia.
Isso também acontece quando a colaboração faz parte da sua mentalidade. Você pode ter um perfil mais planejador, executor, analista ou comunicador. Contudo, as características e percepções do grupo também podem contribuir com suas ideias, suas bagagem de vida e seus valores pessoais. E essa combinação amplifica perspectivas.
A colaboração potencializa o que há de melhor em cada um de nós.
4 – Comunicação clara e escuta ativa
A forma como nos comunicamos é tão importante quanto o que queremos comunicar. Por esse motivo, é essencial saber escutar e desenvolver uma comunicação clara, cuidadosa e responsável.
A maioria dos ruídos na comunicação é que costumamos ouvir para responder, ao invés de escutar para entender o outro. Escuta ativa é ouvir o que está sendo dito e não o que você gostaria de ouvir. É estar disponível para alguém, procurando entender o seu contexto e evitar julgar de forma precipitada.
Uma comunicação mais clara é aquela em que deixamos de responder automaticamente e passamos a ser mais conscientes e baseados em percepções do momento, por meio da observação de comportamentos e fatores que têm influência sobre cada um.
Aproveite para ler: 7 Dicas para se destacar na entrevista de estágio da Cosan
5 – Mentalidade de desenvolvimento contínuo
Nossa mente é como um músculo: requer exercício e prática constante. Aprender é um esporte poderoso para manter a mente em forma. E, aqui, não falamos apenas do aprender acadêmico.
A mentalidade de desenvolvimento constante, conhecida como lifelong learning, engloba diversas formas de se aprender: de hard a soft skills, passando por inteligência emocional e desenvolvimento pessoal. Essa filosofia reforça que a aprendizagem deve ser vista como um propósito de vida.
O conhecimento não é algo linear ou acumulativo. É vivo, orgânico, multidimensional, e, acima de tudo, integrado à experiência pessoal de cada um.
Assim, se perguntarmos se você deseja aprender algo novo hoje, a sua resposta pode ser “por que não?”.
Sua trajetória está apenas começando! Para acompanhar mais conteúdos sobre habilidades comportamentais, desenvolvimento profissional, programas de estágio e carreira, não deixe de seguir o nosso Instagram.