Cyber Security

WOMCY & Cosan: unidas para aumentar o número de mulheres em cybersecurity

Aqui no Grupo Cosan estamos sempre comprometidos a alavancar a jornada de equidade de gênero. E esse comprometimento é ainda maior quando falamos em áreas que, historicamente, são predominantemente masculinas. Felizmente, dividimos esse propósito com organizações como a  WOMCY (Latam Women in Cybersecurity).

Sabemos que a área de segurança cibernética ainda tem um bom caminho a percorrer para ser uma área mais equitativa. Também sabemos que essa jornada não é fácil, por isso nossa parceria com a WOMCY é tão necessária e nos traz muito orgulho. 

Através dela poderemos acompanhar de perto o fortalecimento das mulheres que fazem parte desta área que vem crescendo nos últimos anos e, claro, apoiar que a pauta de Cibersegurança venha sendo reforçada por profissionais tão ativas e importantes no Grupo Cosan e no mundo.

“Na Cosan estamos constantemente abrindo espaço para que as mulheres possam cada vez mais fazerem parte da nossa liderança e atuarem em todas as áreas aqui do nosso grupo”, reforça Fernando Madureira, nosso Group Chief Information Security Officer.

Do sonho de um mercado de trabalho mais diverso, nasceu a WOMCY

Womcy Latam cria capítulo no Nordeste brasileiro - Inforchannel

A WOMCY é uma comunidade focada na diversidade. A partir das suas iniciativas, visa atrair mais mulheres a ingressar na cibersegurança, de forma que não se sintam em um teto de vidro. 

“Realmente acreditamos que, em alguns anos, ter uma força de trabalho de cibersegurança mais equilibrada será a norma. E então todos, homens e mulheres, se beneficiarão trabalhando e colaborando em um mundo mais seguro.”, comenta Letícia Gammill, fundadora da WOMCY.

Letícia considera importante ter uma comunidade de suporte na cibersegurança para ajudar uns aos outros. Essa instituição  fundada por ela oferece programas como o WOMCY Mentoring e o WOMCY Talks, que auxiliam no desenvolvimento de profissionais, sejam elas juniores ou seniores.

O principal objetivo de todos programas e ações desenvolvidos é levar mais conhecimento na cibersegurança aos diversos segmentos e aumentar a oferta de profissionais. 

“No final das contas, queremos muito facilitar o caminho para outras mulheres que desejam ingressar no segmento da cibersegurança e que se sintam apoiadas e inspiradas para continuar seu desenvolvimento.” 

Letícia trabalha há muitos anos no segmento de cibersegurança e nos conta que frequentemente ser a única mulher numa mesa de reunião era algo que a incomodava muito. Por isso, ela resolveu buscar uma organização na América Latina para fazer algum tipo de voluntariado ou mentoria e ajudar a engajar mais mulheres na cibersegurança. 

Para sua surpresa, Letícia não encontrou nenhuma organização focada na diversidade de gênero em cibersegurança. “Foi daí que veio a minha ideia. ‘Se não existe, por que não criamos?’  Em 2019 criamos a WOMCY, Latam Women in Cybersecurity, e, juntamente com líderes excepcionais no nosso segmento, provenientes de diversos países, nasceu esse projeto que só vem fazendo a diferença por toda a América Latina.” 

A Cosan patrocinadora do prêmio WOMCY 2022

Pelo terceiro ano consecutivo, tivemos o prazer de participar como patrocinadores do  prêmio Top Women in Cybersecurity LATAM 2022. Organizada pela WOMCY, a premiação tem o objetivo de reconhecer e celebrar a importância das mulheres na área de segurança cibernética.

Sobre essa parceria, Fernando Madureira conta: “estamos comprometidos em alavancar a jornada de equidade de gênero no Grupo Cosan e, por isso, ficamos muito felizes em firmar parceria com a WOMCY.” 

Nessa parceria, além de contribuirmos com as iniciativas e apoiar o programa da WOMCY, também somos beneficiados em nossas ações como marca empregadora. Demonstramos nosso apoio para a diversidade e equidade e trabalhamos na atração de talentos para nossos times, ainda mais em Cyber, setor que sabemos da grande demanda e desafios já com escassez de profissionais no mercado.

“Acreditamos que cada um tem o seu papel e responsabilidade em apoiar e participar ativamente de programas como a WOMCY, com os objetivos e benefícios explicados acima. Porém, o mais importante disso tudo é sempre pensarmos no todo e no coletivo, quanto mais profissionais e empresas participarem, e colaborarem mutuamente, iremos muito mais longe e seremos mais fortes!”, conclui Fernando.

Um recado de Letícia para as mulheres da cibersegurança

Depois de contar sobre a trajetória da WOMCY e tudo o que este projeto incrível realiza pelas mulheres em tecnologia, Letícia ainda deixou uma mensagem recheada de dicas para aquelas que desejam seguir carreira em cibersegurança.

“Eu sempre comento alguns pontos quando me fazem esse tipo de pergunta e a minha lista é simples:

  • aprendam inglês, pois grande parte dos cursos e certificações em cibersegurança somente estão disponíveis neste idioma.
  • habilidades brandas também são muito importantes para trabalhar nesse segmento, como flexibilidade, capacidade de comunicação, resolução de conflitos, colaboração e trabalho em equipe.
  • cibersegurança não é somente uma carreira técnica, procure o que você goste nessa área, pois há muitas oportunidades em áreas não técnicas
  • networking pelo LinkedIn é um excelente método, seja seguindo profissionais em cibersegurança, empresas de destaque nesse segmento e participando de eventos para aprender e conhecer mais pessoas. Não deixe de atualizar o seu perfil, pois construir a sua marca (branding) faz parte do processo para obter uma posição em cibersegurança.
  • e por fim, junte-se a uma comunidade de apoio como a WOMCY e outros grupos no país também que fazem um excelente trabalho com a Cybersecurity Girls e Cloud Girls.”

 

Se você gostou de conhecer a WOMCY e a parceria que formamos com ela, confira outros conteúdos do nosso blog para ficar por dentro de tudo do universo da cibersegurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *