Conheça a Fabiana e a sua história, que fala sobre querer, querer e querer.
Fabiana Chagas foi de consultora de Recursos Humanos a Gerente em três anos, nesse período se tornou mãe e viveu a maternidade enquanto experimentava os desafios de liderar. Sua história é parte da série “Histórias de Carreira na Cosan”, que conta como desafios se tornaram grandes oportunidades de crescimento.
Desafios que impulsionam o desenvolvimento
Fabiana Chagas, cresceu em uma família que sempre valorizou as palavras e a criação de histórias. Filha de Elizeu, um contador de histórias nato, ela foi ensinada desde cedo a criar e contar suas próprias histórias – um hábito que transcendeu o tradicional “era uma vez” para se tornar uma paixão pela comunicação e pelas pessoas. Inspirada por essa paixão, escolheu o jornalismo como profissão, mas descobriu no caminho que sua verdadeira vocação estava na comunicação organizacional e na área de recursos humanos.
Ela já chegou por aqui em 2021, com grandes desafios. E sua missão era clara: reestruturar o tema de diversidade, aprimorar a comunicação interna, evoluir a cultura organizacional e desenhar uma área de marca empregadora.
Em meio a essa jornada, surgiu a oportunidade de assumir um novo cargo: Fabiana foi promovida a coordenadora. Pouco depois, veio outra grande mudança – ela descobriu que estava esperando seu primeiro filho, o Gui. O medo de conciliar a maternidade com sua nova função a desafiou, e ela a se viu cheia de dúvidas sobre como conseguiria equilibrar essas duas jornadas.
“Em muito pouco tempo movemos muitas coisas. Em seis meses de trabalho minha área já era outra e tudo isso porque o nosso ambiente é muito dinâmico e permite que as coisas aconteçam rapidamente. Aqui na Cosan, temos, além da oportunidade de construir projetos muito grandes em curto espaço de tempo, muita autonomia para liderar. O que muitas pessoas dizem que é impossível acontecer, a gente faz se tornar possível.”
A nossa protagonista sempre deixou claro seu desejo de crescimento e, com dedicação e paixão, logo conquistou seu espaço, alcançando o cargo de Coordenadora. Menos de um ano após sua chegada, ela recebeu um dos maiores desafios da sua vida: descobriu que seria mãe. O misto de felicidade e receio tomou conta, especialmente por estar em uma empresa tão dinâmica e em ascensão.
“Na hora que caiu a ficha do teste de gravidez positivo, eu pensava muito se teria espaço de crescimento na Cosan, apesar de ter outras mulheres mães, a gente sempre tem medo da carreira ficar paralisada, ainda mais, em uma empresa que tudo acontece tão rápido. Eu tinha quatro semanas de gestação e já temia a licença maternidade, mas assim que conversei com a minha gerente, ela me acolheu e me deu todo suporte do mundo, além disso, revelou que também estava grávida e a nossa jornada junta ficou ainda mais fortalecida”
Após a licença, quando retornou, seus projetos estavam à sua espera, mas como falamos antes, o ambiente por aqui é muito dinâmico e o cenário já era outro: sua antiga gerente havia sido promovida para outra empresa do grupo, e uma nova liderança, a Paula, havia assumido o seu time. O receio inicial logo foi dissipado pela confiança e empatia da nova líder que, em pouco tempo, ajudou a Fabiana a conquistar um sonho que ela nutria antes de engravidar: a gerência.
“Assim que voltei, tivemos um papo muito bom de carreira e, três meses depois, quando a oportunidade apareceu ela me convidou a assumir o desafio de ser Gerente de Comunicação Integrada e Identidade Organizacional, algo que aceitei com o coração em festa. Estava ali eu, recém mãe e recém gerente, pronta pra viver tudo o que ambas as experiências me reservaram!”
Em um lugar que valoriza a autonomia e o protagonismo, Fabiana encontrou o espaço perfeito para fazer a diferença e evoluir. Hoje, liderando iniciativas que moldam a identidade e a cultura da Cosan, Fabiana experimenta no dia a dia tudo o que ela fala aos talentos que buscam trabalhar na Cosan.
A trajetória de Fabiana mostra que é possível construir um ambiente dinâmico, onde as pessoas são incentivadas a transformar desafios em oportunidades de crescimento.