Uma carreira na Cosan marcada pelo respeito

Conheça o William e sua história que envolve gerações, desafios, respeito e muitas oportunidades de realização!

“A minha história na Cosan começa muito antes de eu nascer.”

Com essas palavras, abrimos o Histórias de Carreiras na Cosan de hoje, contando um pouco da trajetória do Will, que em 10 anos, e com muito orgulho, construiu uma jornada rica em diversidade, respeito e segurança em ser quem ele é.

Transformando respeito em oportunidades de fazer a diferença

A história que vamos contar hoje começou bem antes do nosso protagonista vir ao mundo, quando seus pais colocaram os sonhos em uma mala e se mudaram do Paraná para Piracicaba para trabalhar na Usina Costa Pinto usina da Cosan, que mais tarde, seria parte da Raízen.

“A gente morou na colônia da estação, que é a dos funcionários. Sou nascido e criado ali, vendo a usina. Desde lá, tive o anseio de trabalhar para uma empresa grande como a Cosan.”

Quando o Will começou sua jornada na Fundação Cosan, aos 9 anos, fazendo cursos profissionalizantes e diversas outras atividades, seus pais não tinham como adivinhar os caminhos que a sua vida tomaria e, muito menos, onde ele chegaria.

Mas quando há uma vontade, há um jeito. E como o sonho do nosso personagem era construir a sua carreira em uma empresa grande e que valoriza as pessoas, aos 16, ele fez uma entrevista e se tornou o mais novo menor aprendiz da Cosan.

“E estou aqui até hoje! Completei, em outubro de 2024, 10 anos na Cosan e eu costumo dizer que a minha história aqui é desde antes do meu nascimento.”

Will sempre foi muito ávido por conhecimento e por se desenvolver. e em 2021, recebeu o convite de ser líder de um dos grupos do comitê Potências Plurais da Cosan, focados em como garantimos um ambiente mais seguro e diverso para todas as pessoas.

“Vindo o comitê, eu pude me expressar melhor sabendo que tinha um espaço seguro, aqui na Cosan, que eu conseguisse trabalhar de forma autêntica, e conviver com meus colegas sendo quem eu sou.”

Durante essa jornada, ele pode também liderar a frente focada nas pessoas LGBTQIA+, dentro e fora da nossa empresa.

“Como um homem gay, eu fiquei responsável pela frente LGBT. Desde então, a gente trabalha para promover um ambiente seguro e inclusivo, e a gente tem uma iniciativa bem forte com a liderança. Eu acho superimportante o trabalho que estamos fazendo para a Cosan voltado para a equidade, diversidade e inclusão.”

A história e a trajetória do Will são motivos de muito orgulho. Sua jornada na Cosan vai muito além da função que ele exerce, é uma jornada que acolhe e empodera, colocando o respeito como ação fundamental de cada passo trilhado.

“O respeito ganha força e vira verbo de ação a partir do trabalho diário que realizamos aqui.”

Com essas palavras finalizamos a história do William, que encontrou na Cosan um espaço para ser protagonista da sua própria história, transformando respeito em verbo de ação e potencializando seu desenvolvimento a cada dia.