Implementar uma agenda ESG é um desafio para todas as empresas, pois requer um processo criterioso. Passa por regulamentações em diferentes níveis e pela visão de diferentes stakeholders, certificadores, investidores, sociedade, clientes, legisladores e demais integrantes de validação.
Para nós, enfrentar questões decisivas é um cenário de oportunidades, já que atuar de maneira sustentável faz parte da nossa estratégia e se materializa na busca pela melhoria de todos os nossos índices.
Por isso, reconhecendo que a nossa performance e nossos ciclos de crescimento estão atrelados à performance ESG, decidimos estruturar uma norte comum às empresas do nosso portfólio: a Visão ESG 2030.
O que é a visão ESG 2030?
ESG se refere ao equilíbrio dos aspectos sociais, ambientais e de governança na gestão de negócios. A sigla vem do inglês e significa Environmental (Ambiental), Social (Social) and Governance (Governança).
A visão ESG 2030, no entanto, é um passo além. É uma camada adicional de governança no tema, trazendo de uma maneira muito transparente ao mercado nossas metas e compromissos.
Como base desse processo, revisamos a materialidade, estudo que procura identificar aquilo que é mais relevante para o sucesso do negócio. Explicamos mais sobre a matriz de materialidade no nosso artigo sobre a construção do Relatório de Sustentabilidade.
Tivemos o apoio da consultoria GlobeScan durante todo o processo de construção da Visão ESG 2030. Esse processo envolveu benchmarking com outras empresas, análise de scores de mercado e da materialidade dos negócios do portfólio, estudo de frameworks e mais de 60 entrevistas com diversos stakeholders.
Além disso, foram realizadas diversas reuniões de alinhamento entre os times de Sustentabilidade/ESG dos negócios e as lideranças Cosan. Ao final desse processo, definimos 5 temas materiais para a Cosan:
- Governança Corporativa e Transparência;
- Mudanças Climáticas;
- Diversidade, Equidade e Inclusão;
- Impacto Social Positivo; e
- Segurança das pessoas.
Além dos temas materiais, a Visão reúne Objetivos e Direcionadores, fornecendo um conjunto de diretrizes que norteiam a performance ambiental, social e de governança da Cosan e das empresas do nosso portfólio para os próximos anos.
Por que a visão ESG 2030?
Nossa responsabilidade é refletir sobre nossa atuação em relação aos temas que constituem nossa vocação empresarial. A partir daí, temos três atribuições principais na gestão ESG: direcionar as ações dos negócios do portfólio; facilitar ao promover intercâmbios entre elas, sobretudo em temas ambientais e sociais; e comunicar nossa performance com transparência aos stakeholders.
No dia a dia, as equipes de cada empresa definem como conduzirão as operações e as evoluções necessárias para alcançarem as metas e objetivos, cabendo à Cosan o esforço de governança do andamento das metas, mas permitindo uma autonomia para executar as diretrizes acordadas.
A Comissão de Sustentabilidade
Junto ao processo de construção da Visão ESG 2030, foi criada a Comissão de Sustentabilidade, uma importante instância de governança formada pelas equipes e lideranças de sustentabilidade da Cosan e dos negócios.
A Comissão é responsável por implementar e monitorar os compromissos e as metas assumidas, apresentar o status de cada uma delas e promover o debate sobre tendências da agenda ESG.
Após isso, dialoga com os diferentes atores e propõe pautas a serem levadas ao Comitê de Estratégia e Sustentabilidade da Cosan, identificando sinergias e promovendo troca de experiências entre as empresas do portfólio.
Objetivos e direcionadores
Na Visão ESG 2030, os objetivos estipulam as estratégias por trás de cada tema material, que serão mensuradas pelos direcionadores. Estes, por sua vez, estabelecem de maneira mais tangível a materialização dessa visão.

Compartilhamos esses objetivos como um norte comum às empresas do nosso portfólio, a fim de aprimorar atuais e futuras práticas ESG.
Veja como a visão ESG 2030 nos ajuda na missão de fazer acontecer as potencialidades do Brasil, visitando o nosso canal do Youtube Cosan Brasil.