Logo Escuro Cosan

Diversidade na Cosan: uma jornada que a gente se orgulha em fazer acontecer

17 de novembro de 2023

Não é novidade a potência que pluralidade de visões e a diversidade trazem para qualquer negócio. Cada vez mais empresas estão construindo ambientes mais inclusivos e diversos pois enxergam como podem se tornar mais inovadoras e eficientes quando permitem que pessoas com trajetórias, raças, identidade e orientações plurais se conectem e construam juntas. Na Cosan, mais do que uma tendência de mercado, diversidade, equidade e inclusão impulsiona nossos negócios e nos torna mais autênticos. 

Sabemos que essa é uma construção a longo prazo, por isso, dedicamos tempo para promover ambientes representativos, seguros e livres de preconceitos, sejam eles velados ou explícitos. 

Veja a seguir como estamos trazendo para o nosso dia a dia ações que abrem espaço para a diversidade e inclusão realmente acontecer.

Consistência é a palavra-chave

Em 2021 realizamos um censo interno para conhecer melhor o perfil das nossas pessoas. A pesquisa revelou, entre outros aspectos, a necessidade de aumentar a representatividade de alguns grupos minorizados e trabalhar em nossos processos para tornar nosso ambiente mais inclusivo e acolhedor. 

A partir disso, pessoas colaboradores e lideranças se voluntariaram para criar, com a área de Gente e Gestão, o primeiro o Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Cosan, que nomeamos hoje como Potências Plurais. 

Em dois anos de trabalho já temos avanços a comemorar, como o aumento da percepção do ambiente seguro para 92,2% pelos colaboradores e o aumento de pessoas negras em nosso quadro geral. 

Na busca por criar um ambiente cada vez mais seguro, criamos este ano um grupo chamado Safe Space, que promove espaços de troca para todas as pessoas colaboradoras que se identificam LGBTQIAPN+ em encontros mensais. A ideia desse coletivo é refletir sobre as maneiras de se fortalecer e atuar para que a Cosan seja uma empresa cada vez mais inclusiva.

Como consistência é a chave para avançarmos ano a ano, ações do comitê são norteadas por um planejamento robusto que visa monitorar temas sensíveis e cuidar de ações práticas para aumentar a percepção de inclusão dentro de quatro grupos minorizados. Trimestralmente, apresentamos à liderança Cosan os avanços e pontos de evolução do Comitê. 

Em 2023, o comitê traçou desafios para nortear as ações dos próximos anos. Entre os principais, podemos citar a formação de uma rede de aliados, realizar novo censo neste ano e aproximar as lideranças dessas iniciativas. 

Conquistas: como a gente faz acontecer 

Trazendo uma visão prática ao mapeamento das nossas ações, William Alfredo, do time jurídico, conta sobre sua participação no Grupo Potências de SER, com foco na Diversidade Sexual:

“Fiz parte da construção da nossa Cartilha de Diversidade e na estruturação de ações do Mês do Orgulho aqui na Cosan. Não estamos medindo esforços para que a Cosan seja uma empresa cada vez mais diversa.”

William também fala sobre o Comitê e a promoção do respeito à diversidade e inclusão, que ele considera “uma vitória e tanto”!

“Estou na empresa há nove anos e hoje posso dizer que me sinto seguro por ser quem eu sou dentro da Cosan”, conclui.

Governança importa 

Além do comitê, temos também agendas de trocas dentro dos nossos grupos de afinidade, que trocam experiências dentro dos seus temas em comum quinzenalmente. Ao todo temos 4 grupos de afinidade, são eles: Potência de Ser, com foco em Diversidade Sexual, Potência Preta, com foco em ações de raça, Potência de Gênero, com foco na equidade de gênero e Potência para todos, que estuda formas de criarmos um ambiente inclusivo para pessoas com deficiência e 50+.

Governança é um ponto chave para manter engajamento e mobilização, um exemplo disso é o Grupo Potência de Ser que realiza encontros quinzenais de forma online, em que são discutidas ações que serão implementadas. “O grupo continua a crescer e trouxe muita afinidade entre os colegas e empenho para fazer uma Cosan mais igualitária”, complementa William Alfredo.

Os grupos também apoiam para construir ações complementares que garantam a inclusão e o ambiente seguro para todos e todas.

Metas de diversidade e os negócios da Cosan

Temos metas publicadas no nosso relatório de sustentabilidade para garantir a evolução contínua na agenda da diversidade e inclusão. 

Como está descrito no relatório, “Diversidade, Equidade e Inclusão segue em destaque em um país tão desigual quanto o Brasil. Assim como em Impacto Social Positivo, também aqui há a preocupação com a valorização dos direitos humanos e o combate às desigualdades sociais que estão presentes e merecem nossa atenção.

Direcionamos nosso foco para que colaboradores tenham uma convivência diária saudável em meio a toda a nossa pluralidade. Além do diálogo e da promoção da cultura, temos metas para a inclusão de pessoas de comunidades sub-representadas até 2024:

  • Ter ao menos uma mulher e um membro de comunidade sub-representada como membros efetivos dos Conselhos de Administração ou Diretoria Estatutária
  • Ter e/ou manter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2030

Além das metas e discussões que trazemos acima, os negócios do nosso portfólio também traçam seus planos e ações na temática: 

Moove assumiu o compromisso de ter ao menos 30% dos cargos de liderança do Brasil ocupados por mulheres até 2025 e já atingiu 28% até dezembro de 2022. Além disso, é uma das empresas fundadoras do MOVER – Movimento pela Equidade Racial – e mantém o Comitê de Pluralidade, promovendo a integração de ações e programas de diversidade, equidade e inclusão na estratégia da Companhia.

Rumo estabeleceu a meta de aumentar a taxa de equidade (razão entre mulheres e homens na empresa considerando toda força de trabalho) de 0,11 para 0,12 e, em 2022, o resultado atingido foi de 0,13. Nos últimos dois anos, criou grupos de afinidades para que todas as ações de diversidade e inclusão sejam percebidas pela empresa inteira. Lançamos o Projeto Impulsionar para potencializar o crescimento de carreira de colaboradores pretos e pardos, subsidiando 100% de sua educação superior.

Compass tem 36% das lideranças femininas. Na Comgás, 43% das mulheres ocupam a liderança, sendo que no C-Level esse percentual sobe para 50%. Na Sulgás, 50% da diretoria é feminina e, na GasBrasiliano, cerca de 32% da liderança é composta por mulheres. A empresa também tem o compromisso de chegar a 50% de diversidade nos cargos de liderança até 2030.

Raízen alcançou, em 2022, 21% de mulheres em cargos de liderança, com meta de atingir 30% até 2025. Além disso, dos 252 estagiários que ingressaram na empresa pelo programa Talentos Raízen, 52% foram mulheres. Já no processo seletivo de 2022 para Trainee, a contratação de mulheres foi de 90%.

Como uma gestora de portfólio seguimos com a missão de impulsionar as potencialidades do Brasil e, nessa jornada, também abriremos espaços para que a potência das pessoas tenha um lugar de protagonismo em nossa história. 

Gostou de conhecer mais sobre nossas iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão? Acesse nossa página de carreiras para ficar por dentro das últimas novidades do Comitê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *