Logo Escuro Cosan

Saúde mental no trabalho: trazendo equilíbrio para o dia a dia

21 de novembro de 2023

Setembro sempre convida à reflexão a respeito da saúde mental. O mês ganha tons de amarelo desde 2012, quando uma ação da Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, convocou a população a enfrentar algo que afeta o mundo todo: o suicídio. 

Segundo a ONU, a média de suicídios por ano é de 13 mil pessoas no Brasil e 1 milhão de pessoas no mundo. Ainda segundo a organização, 96,8% dos casos são consequência de transtornos mentais. 

Por isso, a campanha Setembro Amarelo olha para a saúde mental em diversas esferas da vida e o trabalho não fica de fora. 

É no ambiente profissional que as pessoas passam grande parte do tempo e é também onde alguns fatores de estresse estão presentes. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, transtornos mentais foram a terceira maior causa de afastamento de colaboradores do trabalho no Brasil em 2021

Por isso, levamos essa pauta até o Felipe Alpert, o “Doc Fe”, médico da Cosan. Pedimos a ele dicas para cuidar da saúde mental, e também para falar um pouco sobre o papel da empresa, e de cada pessoa na busca por uma vida mais equilibrada.

Entrevistamos também a colaboradora Giovanna Oliveira, para compartilhar suas experiências na Cosan e como ela pensa em saúde mental no seu dia a dia.

Acompanhe com a gente. Boa leitura!

A que um profissional pode se atentar para manter a saúde mental?

Para o Doc Fe, saúde mental é o resultado de um equilíbrio dinâmico entre fatores estressores (seja no trabalho seja na vida pessoal) e mecanismos de extravasamento que auxiliem na atenuação desses fatores estressores. 

Ou seja, saúde mental não é ausência de problemas, mas sim, a presença de ferramentas emocionais para lidar com esses estressores, e encontrar o equilíbrio.

Saúde mental anda de mãos dadas com a saúde física

O maior desafio é as pessoas se engajarem em mudanças de estilo de vida, explica Doc Fe. Vale sempre lembrar: hábitos saudáveis como os exercícios físicos e a alimentação equilibrada ajudam na regulação de hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pelo humor, bem-estar e satisfação. 

Além disso, ter atividades de lazer e buscar autoconhecimento (como a psicoterapia) também são ações que ajudam nesse sentido. 

Trabalhar pode ser bom para a saúde mental.
A chave é encontrar um ambiente que proporcione o equilíbrio

A dificuldade de estabelecer limites entre a dedicação ao trabalho e a outros aspectos da vida é outro ponto destacado pelo Doc. Segundo ele, isso ocorre pelo grau de importância que atribuímos ao trabalho na nossa própria identidade.

Portanto, preste atenção aos sinais e reflita: o local onde você trabalha proporciona um ambiente saudável para a mente? 

Aqui é importante pensar em ações ligadas à saúde e também à cultura corporativa, uma vez que cuidar da saúde mental começa pela desconstrução da ideia de que trabalhar em excesso é algo positivo.

Entender o seu corpo e realizar acompanhamento médico

Existem momentos em que a mudança no estilo de vida ou no ambiente de trabalho não basta. Algumas doenças mentais podem estar atreladas a questões hormonais e bioquímicas do cérebro, exigindo outros tipos de abordagem. 

Nesses casos, o tratamento medicamentoso e/ou psicoterápico é de grande ajuda e não devem ser estigmatizados de forma alguma. 

Doc Fe lembra que esses quadros habitualmente são reversíveis diante do tratamento adequado. Isso ajuda a reduzir o estigma do papel dos medicamentos e do acompanhamento psicoterápico no tratamento de cada quadro.

Saúde mental no trabalho: papel do empregado ou do empregador? 

Segundo o psiquiatra e médico do trabalho Christophe Dejours, o trabalho nunca é neutro se tratando de saúde: ou ele age como fonte de estresse ou como fator protetor.

Colaboradores têm seu papel: manter uma rotina equilibrada em sua vida e praticar uma cultura de trabalho que não os obrigue a abdicar desse equilíbrio.

Já a empresa precisa oferecer um ambiente saudável: com cultura de segurança psicológica e disponibilizando ferramentas de apoio; afinal, quem se sente bem trabalha melhor e é mais produtivo. 

Como fazer isso enquanto empresa? Promovendo ações como capacitação e políticas efetivas de saúde no trabalho.

A Cosan atua pela saúde mental dos colaboradores

Expressamos nossa preocupação com o tema oferecendo ferramentas para reduzir o risco de adoecimento ou ajudar nos tratamentos de doenças que possam vir a existir. 

Entre os diversos benefícios, podemos citar:

  • Plano de saúde diferenciado em relação ao mercado.
  • Programa Amigo (para suporte psicoterápico).
  • Gympass (para engajamento em práticas de atividade física).
  • Funcional (para subsídio na compra de medicações).

Na Cosan, também possuímos uma estrutura médica de assistência in company como porta de entrada para apoio não só da saúde mental, mas de todos os outros aspectos de saúde, em caráter individualizado e personalizado, oferecendo apoio constante a colaboradores.

A quem recorrer? Como a liderança pode ser uma aliada

Do ponto de vista estratégico/cultural, realizamos programas de preparo da liderança para tratar do tema. Assim, é esperado que a gestão possa estabelecer um ambiente de segurança psicológica, em que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas vulnerabilidades.

A criação de um vínculo de confiança é uma via de mão dupla e deve ser construída por ambas as partes: liderados(as) e liderança. É um trabalho complexo e repleto de nuances, mas podemos citar algumas estratégias para facilitar essa construção:

– Estabelecer uma rotina de conversas individuais, tanto para feedback mútuo do trabalho quanto para conversas mais informais e pessoais, respeitando o limite da individualidade.

– Evitar comentários que possam ser interpretados de forma negativa: “Vai embora mais cedo? Está desmotivado(a)?

– Expressar as próprias fragilidades: entender que a liderança também tem inseguranças, o que torna a relação mais empática e estimula que as pessoas se sintam mais à vontade para expor as próprias dores.

– Celebrar pequenas conquistas junto ao time; reconhecer/elogiar outros membros da equipe.

Mesmo quando há proximidade com a liderança, pode haver dificuldade de abordar o tema. Nesse caso, é possível acionar diretamente a equipe médica para explorar estratégias de cuidado em saúde. Isso acontece em um ambiente seguro e livre de julgamentos, focado em auxiliar no restabelecimento do equilíbrio do paciente. 

O que uma colaboradora da Cosan tem a falar sobre saúde mental

Para além das dicas e reflexões médicas, não podemos deixar de ouvir nossas pessoas e suas experiências, que vivem o dia a dia na Cosan.

A entrevista abaixo foi realizada com Giovanna Oliveira, Analista de Controles Internos da Cosan.

O que é saúde mental pra você?

Saúde mental no trabalho é ter um ambiente seguro, onde eu me sinto bem física, mental e emocionalmente e consigo realizar minhas atividades profissionais com qualidade.

Como a Cosan preza pela sua saúde mental?

Além da Cosan nos fornecer a Ivi, uma assistente virtual, temos diversas palestras e rodas de conversa sobre o tema de saúde, bem-estar e outros temas. A meu ver, abrir este espaço de compartilhamento, traz acolhimento e aumenta o pertencimento dos colaboradores.

Você faz algo na sua rotina para que ela seja mais saudável? Tem alguma dica nesse sentido?

Eu inseri na minha rotina o objetivo de ir pelo menos 3x por semana na academia, busco me alimentar de maneira adequada e equilibrada e faço terapia semanalmente. A meu ver, estes itens estão interligados e é preciso mantê-los equilibrados para que tudo funcione como o esperado.

Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais @CosanBrasil e @EuNaCosan para ficar por dentro do dia a dia da gestora de portfólio que faz acontecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *